top of page

Pastel Seco

O pastel seco é uma técnica artística que foi concebida, da forma como conhecemos hoje na França, durante o Renascimento. Em 1499 Leonardo da Vinci se referiu a uma nova técnica para pintura a seco que conheceu no seu encontro com o artista francês Jean Perréal. Nesta época o pastel era usado apenas para realçar os estudos preparatórios para as pinturas.

No entanto, sob forma mais rudimentar ela existiu desde tempos imemoriais. Poderíamos mesmo considerar o procedimento usado nas pinturas realizadas nas cavernas pelo homem pré-histórico como algo bem próximo do procedimento atualmente utilizado pelos pastelistas - como são chamados os adeptos desta técnica.


O século XVIII é considerado a época de ouro do pastel. Um meio inigualável quando se trata de representar os efeitos de textura e tez aveludada. O uso do pastel era frequentemente restrito a retratos. Embora tenha saído de moda na época da Revolução Francesa, o pastel ressurgiu entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX. A gama de pastéis disponíveis foi consideravelmente alargada em termos de tonalidades e texturas, abrindo assim a porta a todo o tipo de experiências e práticas.

No limite entre o desenho e a pintura o pastel é uma arte única que proporciona uma relação imediata com o material. Através do bastão colorido, que lembra um pedaço de giz, o pastelista pode obter como resultados ou um desenho, se o usar como um lápis, ou uma pintura na medida em que imita o efeito cobrindo completamente o papel. O pastel é uma mistura de pigmento puro em pó com um composto mineral e um ligante, espécie de cola, que ajuda a formar um bastão sólido e compacto.


O pastel tem origem no italiano “pastello” que significa algo reduzido a uma pasta.  Uma mistura de pigmento puro em pó com um composto mineral e um ligante (espécie de cola) que ajuda a solidificar o conjunto num bastão sólido e compacto. Permite trabalhar diretamente com a cor muito mais rapidamente que qualquer outra técnica. De forte aderência, o pastel seco tem uma resistência ao tempo que é superior às outras técnicas utilizadas no domínio das artes.

.

bottom of page